sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Visita à UNICAMP




Campeonato de Handball

Projetos 2007

Projeto "Artesanato com reciclavéis" - 6ª e 7ª séries

Foto do Projeto Folclore Regional - alunos 5ª, 6ª e 7ª séries

Foto do Projeto Aquecimento Global- Alunos da 8ªA e 8ªB séries

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

KIT ESCOLAR 2008

Distribuição do Material Escolar 2008Os kits escolares para 2008 já começaram a ser distribuídos neste mês de novembro de 2007, diretamente nas escolas. Assim, é importante que cada unidade escolar responsabilize-se pelo armazenamento adequado dos materiais em local seguro até que seja definido como será a sua entrega aos alunos. Contamos com a participação e a colaboração de todos para que cada um dos estudantes tenha seu material escolar no início das aulas.
O Kit para Ensino Fundamental Ciclo II contém
Pasta Polionda – 1 unidade· Caderno Universitário 180 fls. – 3 unidades· Caderno de Desenho 96 fls. – 1 unidade· Régua plástica (30 cm.) – 1 unidade· Lápis de cor (12 cores) – 1 caixa· Tesoura sem ponta – 1 unidade· Tubo de cola – 1 unidade· Lápis grafite – 3 unidades· Caneta esferográfica – 2 unidades· Apontador simples – 1 unidade· Borracha branca – 2 unidades
O Kit para Ensino Médio contém:·
Pasta Polionda – 1 unidade· Caderno Universitário 180 fls. – 4 unidades· Caderno de Desenho 96 fls. – 1 unidade· Régua plástica (30 cm.) – 1 unidade· Lápis grafite – 4 unidades· Caneta esferográfica – 3 unidades· Apontador simples – 1 unidadeBorracha branca – 2 unidades

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

ALUNOS DESTAQUE - NOTURNO - 1º BIMESTRE

Segue abaixo e ao lado, fotos de nossos alunos do E.M. Regular e Educação de Jovens e Adultos do período noturno que se destacaram em suas referidas salas de aula. O objetivo é valorizar ainda mais o trabalho e freqüência desses alunos em nossa Instituição de Ensino.
A Direção, Coordenação Pedagógica, Professores e Funcionários parabeniza a todos.



Presentes nesta foto:
T1B - JOEL ORTIZ DE CAMARGO
T2B - GEISIANE RENATA C. S. DOS SANTOS
T3B - PAULO CESAR DE OLIVEIRA
T4B - MARLI DE SOUSA M. PANTOJA
1TC - MARIA FILOMENA B. VICENTIN
1TC - RICARDO ROBERTO LUCIANO
1TD -DAVID MANOEL VITOR
2TC - ROBSON NEGREIROS DA SILVA
2TD - ADRIANA CRISTINA G. ROMANO
3TC - MARIA ANGELITA O. REBELATO
3TC - MARIA G. CONVERSO CARDOSO
3TD - ANGELA MARIA P. CANDIDO
3TD - CARLOS HENRIQUE CANDIDO
1B EM - CICERA NATALIA DE OLIVEIRA

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Folclore

Durante o mês de agosto, os alunos do T3B, realizaram um trabalho sobre o Folclore. A partir da poesia “Folclore”, de Bárbara Vasconcelos, os alunos puderam apreender o significado do Folclore: músicas, lendas, comidas, mitos e remédios. Pesquisaram sobre lendas populares entre elas a da “A Cuca”. Então, foi feito um trabalho de análise e releitura da obra de Tarsila do Amaral “A Cuca” – 1924 .
Folclore

Folclore? Sabe o que é?
São lendas que os velhos contam
São remédios de folhagens,
Comidas e o candomblé.
Objetos, beberagens.
São as danças, são as músicas,.
São expressões, são linguagens.
São figurinhas de barro.
São trajos, são rituais
E até bois puxando um carro,
E tipos especiais .
Tudo de uma região!
Enfim, são crenças, são ditos,
Que o povo não esquece não.
Porque são ricos, bonitos,
Porque é sua tradição.

Bárbara Vasconcelos de Carvalho.


Tarsila do Amaral

Nasceu em 01/09/1886, em Capivari-SP em 1973, e faleceu aos 87 anos em São Paulo.
Era filha de ricos fazendeiros,passando sua infância com.
Fez parte do movimento modernista de 1922.
Pintou vários quadros dentre eles:
-O OVO (URUTU) - 1928
-OPERÁRIOS - 1933,
-A NEGRA - 1923,
-ESTAÇÃO DE FERRO CENTRAL DO BRASIL (EFCB) - 1924
-SOL POETA - 1929
-A CUCA - 1924
-ABAPORU -1928
Tarsila foi reconhecida após 60 anos com a “Exposição Retrospectiva no museu de Arte Moderna de São Paulo”. Em 1926 no Rio de Janeiro aconteceu a “Tarsila 50 anos de pintura” são expostas 600 obras acompanhadas por música e com um catálogo muito rico e bem bolado.
Uma de suas poucas esculturas foi um anjo para o túmulo da neta.



quarta-feira, 26 de setembro de 2007

HORA DA LEITURA


FÁBULAS
As fábulas sempre fizeram parte de nossas vidas, desde pequeninos ouvíamos atentos às historinhas que a nossa mãe ou nossas avós contavam. Histórias curtas, mas encantadoras que, ao final, apresentavam um aprendizado: a moral da história.
Pensando nisso, levei as fábulas para as aulas de Leitura e propus aos meus alunos que fizessem, após a leitura, uma reescrita da história apresentada e uma ilustração que acompanhasse a história produzida.
Durante o primeiro semestre de 2007 os alunos das séries 5ªA, 6ªA, 6ªB, 6ªC, 7ªA e 7ªC produziram textos criativos e inusitados além de lindas ilustrações. Veja abaixo, algumas histórias. Vale a pena conferir.

Prof.ª Ângela Fantinato
Título: A cigarra e a formiga

A cigarra passou todo o verão cantando, enquanto as formigas juntavam seus grãos.
Quando chegou o inverno, a pobre cigarra foi pedir vestes e alimentos para a formiga. Bateu na porta: toc... toc...toc.
A formiga abriu e disse:
_O que quer?
_Quero vestes e alimentos e se for possível, também moradia – respondeu a cigarra tremendo de frio.
_O que fez durante o verão? – perguntou a formiga.
_Cantei para que todos ouvissem – respondeu friorenta a cigarra.
Então, a formiga tinha um coração tão bom, que disse assim:
_Pois bem, agora dance!
_Dance?! - exclamou a cigarra.
_Vem dançar com a gente! - falou alegremente a formiga.
A cigarra entrou no formigueiro e passou o inverno cantando e dançando com as formigas.
Moral: Fazer o bem sem olhar a quem.
Aluna: Jennifer Paloma 7ªC
Título: Um belo canto da cigarra e um grande trabalho da formiga.

No verão, havia dois insetos geniais, um deles era a bela cigarra que tinha uma linda voz e o outro era a formiga com seu laborioso trabalho.
A cigarra só cantou o verão inteiro e nunca ficava rouca e a formiga só trabalhou para quando chegasse o inverno. Todos os dias era a mesma coisa, a cigarra cantava e a formiga trabalhava ouvindo o canto.
O inverno chegou e a formiga estava aconchegante na sua casa tomando chocolate quente, mas não estava tão feliz, pois sentia falta dos tempos que trabalhava ouvindo aqueles belos cantos. De repente, alguém bate à porta e a formiga pergunta:
_Quem é?
_Sou eu, dona formiga, a cigarra que cantava no verão.
_Entre, por favor! – disse a formiga. Venha aqui pra debaixo do cobertor que eu vou preparar um chocolate quente para você cantar para todos nós.
Então, a cigarra passou o inverno todo cantando na toca das formigas.
E todos, ali, ficaram muito felizes.
Moral: Devemos sempre ajudar o próximo.

Aluna: Sheila de Souza 6ªC

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

PRIMAVERA

Cecília Meireles
A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.
Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

CURSOS SUPLETIVOS - CUIDADO

Escolher um curso supletivo à distância merece atenção. A Secretaria de Estado da Educação é a responsável por credenciar todas as unidades particulares do Estado que estão de acordo com a legislação paulista e, em conseqüência, habilitadas pelo Ministério da Educação para oferecer formação de qualidade e diplomas.

Todas as faculdades brasileiras cobram de seus novos alunos certificados de conclusão de curso do Ensino Médio. Mais: as escolas do Ensino Médio cobram certificados do Ensino Fundamental. Estes certificados precisam ser validados pelas regras estaduais e federais. Ou seja, se uma escola de supletivo à distância não estiver credenciada o aluno terá perdido dinheiro, pois as instituições de ensino não aceitarão o certificado emitido.

Além do site do Conselho Estadual de Educação - www.ceesp.sp.gov.br -, a Secretaria oferece o telefone 0800-7700012. Ao entrar em contato com a atendente da pasta, o estudante receberá indicação do telefone da Diretoria Regional de Ensino da escola a ser verificada.

"O serviço da Secretaria é importante. O estudante precisa se precaver. Muitas vezes paga pelo curso e recebe um certificado que não é válido. É importante destacar que a instituição de ensino tem de estar autorizada a ministrar o curso relativo ao certificado", afirma o vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Arthur Fonseca Filho.

Para credenciar a unidade de supletivo a Secretaria, por intermédio do Conselho Estadual de Educação, verifica quesitos como estrutura curricular, material didático, instalações físicas, equipamentos para vídeo-conferência e qualidade dos professores.

A Secretaria de Estado da Educação oferece o chamado Educação de Jovens e Adultos, nos mesmos moldes do supletivo. As inscrições para o Ensino Fundamental estão abertas até 28 de setembro. É preciso se inscrever em qualquer escola, estadual ou municipal.

Denúncias de escolas que prejudicaram estudantes devem ser feitas ao Ministério Público do Estado, na Vara do Consumidor.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Visita à Unicamp

Dia 31 de Agosto os alunos do 1° Ano do Ensino Médio farão uma visita à Unicamp, para conhecer suas dependências e cursos oferecidos.

I Curso Intensivo de Tecnologia Canavieira

Dia 17 de Agosto os alunos do 1°A participarão do "I Curso Intensivo de Tecnologia Canavieira" com palestra "Aquecimento Global - uma tragédia ainda evitável" ministrada pelo Prof° Mendes Theme no Centro Universitário Anhangüera (Unifian).

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Jogos Pan-Americanos Rio de Janeiro 2007


Os Jogos Pan-Americanos chegaram ao fim com enorme sucesso. 42 países do continente americano disputaram os Jogos Pan-americanos de 2007, realizados na cidade do Rio de Janeiro. O Pan Rio 2007 contou com a participação de mais de 5.500 atletas, disputando 28 modalidades esportivas.A cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 foi realizada no dia 13 de julho no Estádio do Maracanã com destaques da bela festa foram a bela coreografia, a interpretação do hino nacional por Elza Soares e a homenagem a ex-medalhistas carregando a Tocha Olímpica. Coube a Joaquim Cruz acender a Pira Olímpica. Pela primeira vez nos Jogos Olímpicos o chefe de estado do país sede não abriu os jogos. O encerramento do Pan Rio 2007 foi em 29 de julho de 2007 no Maracanã ao som de Funk, samba, Lenine e Led Zeppelin.O Brasil terminou em terceiro lugar no quadro geral de medalhas, atrás apenas de Cuba e dos Estados Unidos. Foi o maior número de ouros do Brasil em todas as edições dos Jogos Pan-Americanos.A cidade do Rio de Janeiro se mobilizou para a realização do evento. O sucesso do Pan 2007 é fundamental para o sonho da candidatura brasileira para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Um dos atrativos dos Jogos do Rio é a localização. Todas as competições foram disputadas num raio de apenas 25 quilômetros. A principal obra do Pan Rio 2007 foi a construção do Estádio João Havelange, no bairro do Engenho de Dentro. O novíssimo estádio tem capacidade para 45 mil espectadores e foi palco das provas de atletismo (campo, pista e Parapan) e futebol (masculino e feminino).
texto retirado do site:
Quem quiser saber mais sobre o vestibular da UNICAMP 2008 entre: http://www.comvest.unicamp.br/vest2008/vest_como_e.html

FUVEST 2008

Caso você queira saber mais sobre o vestibular FUVEST 2008 entre no site http://www.fuvest.br/vest2008/informes/ii042008.stm

Lista unificada de livros para Fuvest e Unicamp 2008

USP - UNICAMP Lista de livros unificada - Informe à Imprensa nº 01/2008 - 15/03/2007
USP - UNICAMP Lista unificada de livros que serão exigidos no FUVEST 2008
O Conselho de Graduação (CoG) da USP, em reunião realizada no dia 18/11/2004, aprovou a lista unificada de obras de leitura obrigatória para o FUVEST 2008. NÃO houve alteração em relação ao Vestibular passado.
Auto da barca do inferno – Gil Vicente;
Memórias de um sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida;
Iracema – José de Alencar;
Dom Casmurro – Machado de Assis;
A cidade e as serras – Eça de Queirós;
Vidas secas – Graciliano Ramos;
A rosa do povo – Carlos Drummond de Andrade;
Poemas completos de Alberto Caeiro – (heterônimo de Fernando Pessoa);
Sagarana – João Guimarães Rosa;

terça-feira, 7 de agosto de 2007

AGITO


Mais uma super festa na nossa escola!


BAILE ALTIMIRA DANCE

O RETORNO


18/08/2007

19:00 - 23:00


Animação: DJ Magrão






quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Folclore

O dia do Folclore foi instituído no Brasil por decreto presidencial a 22 de agosto, pois foi nessa data, em 1846, que o arqueólogo inglês William J. Thoms sugeriu a palavra folk-lore para designar o saber popular. O termo foi aceito e logo incorporado por todos os países civilizados, em suas respectivas línguas.
Folclore é o estudo dos costumes e das tradições de um povo. A palavra folclore vem do inglês: folk, quer dizer "povo" e lore, "estudo", "conhecimento". O folclore abrange lendas, danças, crendices, músicas, jogos, provérbios, adivinhações, poesias e outras manifestações da cultura popular, que são basicamente transmitidas de forma oral.
O folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo, já que nele se manifestam características dos povos que contribuíram para a formação da nossa nacionalidade, sobretudo o indígena, o africano e o europeu. São danças, festas, comidas, obras de arte, superstições, comemorações e representações que, pelos quatro cantos do país, exaltam a nossa cultura.
Quem não conhece uma brincadeira, um versinho popular ou uma cantiga de roda? As músicas, os brinquedos, as parlendas e os jogos fazem parte do rico folclore infantil brasileiro. "Chuva e sol, casamento de espanhol. Sol e chuva, casamento de viúva"
Os folguedos são representações com muito ritmo, vários personagens e um enredo. O mais conhecido é o Bumba-meu-Boi. A Congada, realizada em vários estados brasileiros, entre eles Paraná, MG e Paraíba, representa a luta entre dois grupos, os cristãos e os mouros.
No calendário brasileiro existem várias festas populares como: Festas juninas, Folia de Reis, Festa do Divino e o Círio de Nazaré, em Belém/PA.
O Folclore brasileiro é rico em lendas e personagens. Transmitidas há várias gerações, essas histórias fascinam adultos e crianças. São elas: Curupira, Caipora, Iara, Saci-Pererê, Negrinho do Pastoreio, Bicho-Papão, Lobisomem, etc.

Brasil supera metas e encerra o Pan do Rio com resultado histórico

A delegação brasileira encerrou neste domingo, 29, a melhor participação da história esportiva do país em Jogos Pan-americanos. O histórico desempenho dos atletas brasileiros no Rio 2007 superou os objetivos traçados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Se em 2003 o Brasil voltou da República Dominicana com 123 medalhas no total (29 de ouro, 40 de prata e 54 de bronze), no Rio 2007 o país estabeleceu o recorde de 161 medalhas, sendo 54 de ouro, 40 de prata e 67 de bronze.
O resultado deixou o país na terceira colocação do quadro geral de medalhas, à frente do Canadá (39 de ouro, 43 de prata e 55 de bronze, total de 137 medalhas). Embora tenha travado uma luta direta com Cuba (59 de ouro, 45 de prata e 41 de bronze, total de 135 medalhas) nas medalhas de ouro, o Brasil terminou os Jogos com o segundo maior numero de medalhas no total (161), atrás apenas dos Estados Unidos (97 de ouro, 88 de prata e 52 de bronze, com total de 237 medalhas).

quinta-feira, 12 de julho de 2007

ALUNO DESTAQUE

Dando continuidade à premiação pelo bom desempenho escolar aos alunos do curso de Educação para Jovens e Adultos - EJA e do 1º ano do Ensino Médio do Curso Regular do período noturno, vamos conhecer os alunos que foram contemplados com o "DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO" no 2º Bimestre deste ano:

1ºB (regular) – CALEB REGINALDO G. FONSECA
T1A – MARIA SENHORA DE JESUS NETA
T2A – PAULA VITA V. AZEVEDO
T3A – ANTONIO CARLOS DE SOUZA ELIAS
T4A – MARIA DAS GRAÇAS PEREIRA DA SILVA
1TA – MARLENE DE SOUZA MESSIAS
2TA – BENEDITA OLIMPIA PASSOS E MARIA GLÓRIA C. CARDOZO
2TB – MARIA SIMONE DA S. CRUZ
3TA – DIRCE APARECIDA FRANCISCO
3TB – ROSIMEIRE APARECIDA B. CARDOSO

terça-feira, 26 de junho de 2007

Jogos Pan-Americanos Rio 2007

Os Jogos Pan-americanos Rio 2007 vão reunir na cidade do Rio de Janeiro 5500 atletas de 42 países do continente, todos participantes da ODEPA - Organização Desportiva Pan-americana. A entidade tem como objetivo promover o fortalecimento dos laços de amizade e união entre os países do continente por meio dos esportes e dos princípios do movimento olímpico.

Para ficar bem informado sobre o evento visite o site oficial:
http://www.brasilnopan.com.br/

MELHORIAS NA QUADRA DE AREIA

A equipe do Programa Escola da Família da E.E. “Profª Altimira Pinke”, agradece a colaboração da Mineração Bom Retiro do município de Leme pela doação de um caminhão de areia que proporcionou melhorias na quadra de areia, oferecendo qualidade esportiva a toda comunidade escolar e do bairro.
Agradecemos também o empenho e dedicação do voluntário Albano S. Shimamura do Programa Escola da Família e integrante da equipe do Game Superação que mediou a doação com a mineradora.
Agora, com esta nova quadra poderemos oferecer aos alunos e participantes novas atividades esportivas.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

FESTAS JUNINAS


Você sabe por que as festas juninas receberam esse nome? Todo mundo conhece a história de que elas são chamadas de juninas por acontecerem no mês de junho. Mas o que pouca gente sabe é que, antigamente, na Europa, a comemoração era conhecida como festa joanina em homenagem ao nascimento de São João Batista. Mais tarde, os portugueses incluíram São Pedro e Santo Antônio nas festanças e também outros elementos, como as grandes fogueiras, que serviam para afastar as pragas agrícolas e trazer boas colheitas, os fogos de artifício e as bombinhas, que espantavam o mau-olhado, e os balões coloridos, que levavam pedidos aos santos. As festas de junho são comemoradas em três datas principais:
· 13 de junho - festa de Santo Antônio;
· 24 de junho - festa de São João;
· 29 de junho - festa de São Pedro.
É claro que, como os brasileiros adoram festas, qualquer dia do mês de junho é dia de comemorar e, do norte ao sul do país, as barraquinhas de guloseimas vão surgindo, a música toca alto e a dança vai até o sol raiar! E viva São João!!!


Para saber mais, visite o site do Menino Maluquinho (extras).

sábado, 16 de junho de 2007

COMUNICADO

"E.E. Profª Altimira Pinke"
ATENÇÃO - MATRÍCULAS
SUPLETIVO: 5ª A 8ª séries e ENSINO MÉDIO (Colegial)
De 18 a 29 de junho (ou até o término das vagas)
HORÁRIOS:
2ª à 5ª feira
- das 08:00 às 11:00 horas
- das 19:00 às 21:00 horas
6ª feira
- das 08:00 às 11:00 horas
- das 13:00 às 17:00 horas
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
- Xerox do RG;
- Xerox da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Xerox do Comprovante de Escolaridade.
ATENÇÃO: alunos menores de 18 anos deverão vir acompanhados de seu responsável.
Aproveite esta oportunidade para concluir seus estudos!!!

sexta-feira, 1 de junho de 2007

FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA

"MANIFESTO"
O ser humano é parte integrante da natureza.
Acreditamos...
Que a humanidade só garantirá a qualidade de vida quando souber conviver em harmonia com o ambiente em que vive.
Que a responsabilidade da preservação é de toda a sociedade, com ações praticadas no seu dia-a-dia.
Que a sensibilização de um indivíduo é a base da mobilização coletiva.
Que a nossa luta é hoje, agora e deve ser renovada a todo momento.
Não podemos deixar para agir amanhã.
Que a sustentabilidade da vida no planeta depende de uma economia que tenha o sócioambiental como premissa.
Nosso compromisso:
É urgente convocar nossa comunidade para o exercício de uma cidadania ambiental, responsável e comprometida com o futuro do nosso território, o bioma Mata Atlântica, patrimônio da humanidade.
Esse é um compromisso de todos nós como reconhecimento do nosso vínculo, solidariedade, respeito e integração com a natureza.
A contribuição da SOS Mata Atlântica é alertar, informar, educar, mobilizar e capacitar para o exercício da cidadania, catalisando as melhores práticas, os conhecimentos e as alianças.

Para saber mais, visite:
http://www.sosma.org.br

terça-feira, 29 de maio de 2007

Informação e diversão!

Se você quer aprender e se divertir ao mesmo tempo, não deixe de visitar esse site!
Uma oportunidade de intercâmbio, diversão e aprendizagem! Esse site é o canal!!!
http://www.canalkids.com.br/portal/index.php

Curiosidades...

A ordem das letras não altera a palavra!
"De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo." O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe* ler sem problema.
E não é que a salada de letras faz sentido? Isso acontece porque a gente não lê letra por letra, mas a palavra inteira de uma vez. O nosso cérebro é muito esperto, e consegue corrigir rapidinho o que está errado na palavra, antes que a gente perceba.
O trechinho bagunçado está circulando pela internet
. E faz sentido: nosso cérebro tem uns tais de pontos nodais, que prestam atenção só na primeira e na última letra. Eles dão uma olhadinha no resto e tentam adivinhar, pensando nas palavras que você já conhece. Se a primeira e a última letra estiverem no lugar certinho, o cérebro aperta um botãozinho de "autoarrumar" e pronto!

quarta-feira, 23 de maio de 2007

HONRA AO MÉRITO

Os melhores alunos do curso de Educação para Jovens e Adultos - EJA e do 1º ano do Ensino Médio do Curso Regular do período noturno de nossa escola, foram premiados com um "Diploma de Honra ao Mérito" pelo bom rendimento no 1º Bimestre deste ano letivo. Este diploma, além de premiar os alunos que se destacaram, serve também como incentivo e valorização pelo esforço, dedicação e garra dessas pessoas que se empenham para concluir seus estudos em um curso noturno. Parabéns a todos os nossos alunos do noturno e em especial àqueles que foram premiados. Vamos conhecê-los:


1ºB (Regular) Aline Maria Bibiano
T1A - Fabiana B. Martins de Oliveira
T2A - Ana Paula Galdino Silva
T3A - Rosângela Aparecida de Oliveira Gonçalves
T4A - Gilvânia Souza Santos
1TA - Elenice Aparecida Carapeticow
1TA - Ionice Aparecida Figueiredo Peratello
1TB - Fernanda Bezerra da Silva Gonçalves
2TA - Rodrigo Aparecido da Silva
2TB - Valdemir de Jesus Domingues
3TA - Raquel Ferreira da Silva Daddio
3TB - Mirceu Bárbara

Para ver as fotos da premiação entre no fotolog: http://altimiranamira.gigafoto.com.br ou http://www.gigafoto.com.br/altimiranamira




quarta-feira, 9 de maio de 2007

Um pouco de inglês...

M - O - T - H - E - R
"M" is for the million things she gave me,
"O" means only that she's growing old,
"T" is for the tears she shed to save me,
"H" is for her heart of purest gold;
"E" is for her eyes, with love-light shining,
"R" means right, and right she'll always be,
Put them all together,
they spell "MOTHER,"
A word that means the world to me.
HAPPY MOTHER'S DAY
MAY 13TH
Teacher Andréa

Robô virtual ensina a economizar

Novo site dá informações sobre a necessidade de racionalização do uso de energia
Integrantes do Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), desenvolvido pela Petrobras, lançaram quarta-feira na sede da empresa, no Rio, um novo website para facilitar a comunicação com o público e dinamizar o trabalho de conscientização da população quanto à necessidade de consumo racional de energia no Brasil. Uma ferramenta usada para tornar essa missão ainda mais atrativa é o robô Ed, personagem presente no portal, capaz de interagir com os internautas, dando dicas e tirando dúvidas sobre eficiência energética. As novidades podem ser conferidas pelo endereço virtual http://www.conpet.gov.br/ed/.

ALTIMIRA DANCE


Venha curtir mais uma super balada na nossa escola!
***BAILE ALTIMIRA DANCE***

26/05/07

19:00 às 23:00 h

Ingressos:

R$ 2,00 (antecipado)
R$ 3,00 (na hora)





HOMENAGEM ÀS MÃES

"ANJO"
Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus:
- Soube que estarei em breve sendo enviada à Terra. Como eu vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso? E Deus lhe disse:
- Entre muitos anjos eu escolhi um especial para você. Ele estará lhe esperando e tomará conta de você. E a criança perguntou:
- Aqui no céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá? Deus respondeu:
- Seu anjo cantará e sorrirá para você... A cada dia a cada instante você sentirá o amor dele e será feliz.
- Como poderei entender quando falarem comigo se eu não conheço a língua que as pessoas falam? E Deus afirmou:
- Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar.
- E o que farei quando quiser Te falar?
- Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar. E a criança ainda perguntou a Deus:
- Eu ouvi dizer que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?
- Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida.
- Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais, disse a criança.
- Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim e lhe ensinará a maneira de vir a Mim. Eu estarei sempre dentro de você.
Nesse momento havia muita paz no céu, mas as vozes da Terra já podiam ser ouvidas pela criança. Ela apressada suplicou a Deus:
- Está chegando a hora de eu ir. Agora diga, por favor, o nome do meu anjo. E Deus respondeu:

- Você chamará seu anjo de MÃE!

OFICINA DE BELEZA

Em homenagem ao Dia das Mães, o Programa Escola da Família estará realizando neste dia 12 de maio das 12:00 às 16:00 h a "Oficina de Beleza". Haverá uma equipe, incluindo funcionários da Rede Farmais, presenteando todas as mães que se inscreverem, com serviços de manicure e pedicure, massagem, maquiagem e chapinha. Presenteie sua mãe com este "banho de beleza". Ela merece!

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Saúde Ocular



Sábado, dia 14/04/2007 as atividades do Programa Escola da Família estarão suspensas devido à etapa final do Projeto Saúde Ocular que acontecerá nesta Unidade Escolar, mas no domingo (15/04) as atividades serão normalizadas.
Esta é a nova maneira de fazer escola, entre e deixe sua mensagem e aproveite para navegar pelo mundo virtual da escola "Altimira Pinke".