sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
KIT ESCOLAR 2008
O Kit para Ensino Fundamental Ciclo II contém:·
Pasta Polionda – 1 unidade· Caderno Universitário 180 fls. – 3 unidades· Caderno de Desenho 96 fls. – 1 unidade· Régua plástica (30 cm.) – 1 unidade· Lápis de cor (12 cores) – 1 caixa· Tesoura sem ponta – 1 unidade· Tubo de cola – 1 unidade· Lápis grafite – 3 unidades· Caneta esferográfica – 2 unidades· Apontador simples – 1 unidade· Borracha branca – 2 unidades
O Kit para Ensino Médio contém:·
Pasta Polionda – 1 unidade· Caderno Universitário 180 fls. – 4 unidades· Caderno de Desenho 96 fls. – 1 unidade· Régua plástica (30 cm.) – 1 unidade· Lápis grafite – 4 unidades· Caneta esferográfica – 3 unidades· Apontador simples – 1 unidadeBorracha branca – 2 unidades
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
ALUNOS DESTAQUE - NOTURNO - 1º BIMESTRE
A Direção, Coordenação Pedagógica, Professores e Funcionários parabeniza a todos.
sexta-feira, 28 de setembro de 2007
Folclore
Folclore? Sabe o que é?
São lendas que os velhos contam
São remédios de folhagens,
Comidas e o candomblé.
Objetos, beberagens.
São as danças, são as músicas,.
São expressões, são linguagens.
São figurinhas de barro.
São trajos, são rituais
E até bois puxando um carro,
E tipos especiais .
Tudo de uma região!
Enfim, são crenças, são ditos,
Que o povo não esquece não.
Porque são ricos, bonitos,
Porque é sua tradição.
Bárbara Vasconcelos de Carvalho.
Nasceu em 01/09/1886, em Capivari-SP em 1973, e faleceu aos 87 anos em São Paulo.
Era filha de ricos fazendeiros,passando sua infância com.
Fez parte do movimento modernista de 1922.
Pintou vários quadros dentre eles:
-O OVO (URUTU) - 1928
-OPERÁRIOS - 1933,
-A NEGRA - 1923,
-ESTAÇÃO DE FERRO CENTRAL DO BRASIL (EFCB) - 1924
-SOL POETA - 1929
-A CUCA - 1924
-ABAPORU -1928
Tarsila foi reconhecida após 60 anos com a “Exposição Retrospectiva no museu de Arte Moderna de São Paulo”. Em 1926 no Rio de Janeiro aconteceu a “Tarsila 50 anos de pintura” são expostas 600 obras acompanhadas por música e com um catálogo muito rico e bem bolado.
Uma de suas poucas esculturas foi um anjo para o túmulo da neta.
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
HORA DA LEITURA
FÁBULAS
As fábulas sempre fizeram parte de nossas vidas, desde pequeninos ouvíamos atentos às historinhas que a nossa mãe ou nossas avós contavam. Histórias curtas, mas encantadoras que, ao final, apresentavam um aprendizado: a moral da história.
Pensando nisso, levei as fábulas para as aulas de Leitura e propus aos meus alunos que fizessem, após a leitura, uma reescrita da história apresentada e uma ilustração que acompanhasse a história produzida.
Durante o primeiro semestre de 2007 os alunos das séries 5ªA, 6ªA, 6ªB, 6ªC, 7ªA e 7ªC produziram textos criativos e inusitados além de lindas ilustrações. Veja abaixo, algumas histórias. Vale a pena conferir.
Prof.ª Ângela Fantinato
A cigarra passou todo o verão cantando, enquanto as formigas juntavam seus grãos.
Quando chegou o inverno, a pobre cigarra foi pedir vestes e alimentos para a formiga. Bateu na porta: toc... toc...toc.
A formiga abriu e disse:
_O que quer?
_Quero vestes e alimentos e se for possível, também moradia – respondeu a cigarra tremendo de frio.
_O que fez durante o verão? – perguntou a formiga.
_Cantei para que todos ouvissem – respondeu friorenta a cigarra.
Então, a formiga tinha um coração tão bom, que disse assim:
_Pois bem, agora dance!
_Dance?! - exclamou a cigarra.
_Vem dançar com a gente! - falou alegremente a formiga.
A cigarra entrou no formigueiro e passou o inverno cantando e dançando com as formigas.
Moral: Fazer o bem sem olhar a quem.
Aluna: Jennifer Paloma 7ªC
No verão, havia dois insetos geniais, um deles era a bela cigarra que tinha uma linda voz e o outro era a formiga com seu laborioso trabalho.
A cigarra só cantou o verão inteiro e nunca ficava rouca e a formiga só trabalhou para quando chegasse o inverno. Todos os dias era a mesma coisa, a cigarra cantava e a formiga trabalhava ouvindo o canto.
O inverno chegou e a formiga estava aconchegante na sua casa tomando chocolate quente, mas não estava tão feliz, pois sentia falta dos tempos que trabalhava ouvindo aqueles belos cantos. De repente, alguém bate à porta e a formiga pergunta:
_Quem é?
_Sou eu, dona formiga, a cigarra que cantava no verão.
_Entre, por favor! – disse a formiga. Venha aqui pra debaixo do cobertor que eu vou preparar um chocolate quente para você cantar para todos nós.
Então, a cigarra passou o inverno todo cantando na toca das formigas.
E todos, ali, ficaram muito felizes.
Moral: Devemos sempre ajudar o próximo.
Aluna: Sheila de Souza 6ªC
segunda-feira, 24 de setembro de 2007
PRIMAVERA
A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.
Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.
segunda-feira, 17 de setembro de 2007
CURSOS SUPLETIVOS - CUIDADO
Escolher um curso supletivo à distância merece atenção. A Secretaria de Estado da Educação é a responsável por credenciar todas as unidades particulares do Estado que estão de acordo com a legislação paulista e, em conseqüência, habilitadas pelo Ministério da Educação para oferecer formação de qualidade e diplomas.
Todas as faculdades brasileiras cobram de seus novos alunos certificados de conclusão de curso do Ensino Médio. Mais: as escolas do Ensino Médio cobram certificados do Ensino Fundamental. Estes certificados precisam ser validados pelas regras estaduais e federais. Ou seja, se uma escola de supletivo à distância não estiver credenciada o aluno terá perdido dinheiro, pois as instituições de ensino não aceitarão o certificado emitido.
Além do site do Conselho Estadual de Educação - www.ceesp.sp.gov.br -, a Secretaria oferece o telefone 0800-7700012. Ao entrar em contato com a atendente da pasta, o estudante receberá indicação do telefone da Diretoria Regional de Ensino da escola a ser verificada.
"O serviço da Secretaria é importante. O estudante precisa se precaver. Muitas vezes paga pelo curso e recebe um certificado que não é válido. É importante destacar que a instituição de ensino tem de estar autorizada a ministrar o curso relativo ao certificado", afirma o vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Arthur Fonseca Filho.
Para credenciar a unidade de supletivo a Secretaria, por intermédio do Conselho Estadual de Educação, verifica quesitos como estrutura curricular, material didático, instalações físicas, equipamentos para vídeo-conferência e qualidade dos professores.
A Secretaria de Estado da Educação oferece o chamado Educação de Jovens e Adultos, nos mesmos moldes do supletivo. As inscrições para o Ensino Fundamental estão abertas até 28 de setembro. É preciso se inscrever em qualquer escola, estadual ou municipal.
Denúncias de escolas que prejudicaram estudantes devem ser feitas ao Ministério Público do Estado, na Vara do Consumidor.
terça-feira, 14 de agosto de 2007
Visita à Unicamp
I Curso Intensivo de Tecnologia Canavieira
quarta-feira, 8 de agosto de 2007
Jogos Pan-Americanos Rio de Janeiro 2007
FUVEST 2008
Lista unificada de livros para Fuvest e Unicamp 2008
USP - UNICAMP Lista unificada de livros que serão exigidos no FUVEST 2008
O Conselho de Graduação (CoG) da USP, em reunião realizada no dia 18/11/2004, aprovou a lista unificada de obras de leitura obrigatória para o FUVEST 2008. NÃO houve alteração em relação ao Vestibular passado.
Auto da barca do inferno – Gil Vicente;
Memórias de um sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida;
Iracema – José de Alencar;
Dom Casmurro – Machado de Assis;
A cidade e as serras – Eça de Queirós;
Vidas secas – Graciliano Ramos;
A rosa do povo – Carlos Drummond de Andrade;
Poemas completos de Alberto Caeiro – (heterônimo de Fernando Pessoa);
Sagarana – João Guimarães Rosa;
terça-feira, 7 de agosto de 2007
quarta-feira, 1 de agosto de 2007
Folclore
Folclore é o estudo dos costumes e das tradições de um povo. A palavra folclore vem do inglês: folk, quer dizer "povo" e lore, "estudo", "conhecimento". O folclore abrange lendas, danças, crendices, músicas, jogos, provérbios, adivinhações, poesias e outras manifestações da cultura popular, que são basicamente transmitidas de forma oral.
O folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo, já que nele se manifestam características dos povos que contribuíram para a formação da nossa nacionalidade, sobretudo o indígena, o africano e o europeu. São danças, festas, comidas, obras de arte, superstições, comemorações e representações que, pelos quatro cantos do país, exaltam a nossa cultura.
Quem não conhece uma brincadeira, um versinho popular ou uma cantiga de roda? As músicas, os brinquedos, as parlendas e os jogos fazem parte do rico folclore infantil brasileiro. "Chuva e sol, casamento de espanhol. Sol e chuva, casamento de viúva"
Os folguedos são representações com muito ritmo, vários personagens e um enredo. O mais conhecido é o Bumba-meu-Boi. A Congada, realizada em vários estados brasileiros, entre eles Paraná, MG e Paraíba, representa a luta entre dois grupos, os cristãos e os mouros.
No calendário brasileiro existem várias festas populares como: Festas juninas, Folia de Reis, Festa do Divino e o Círio de Nazaré, em Belém/PA.
O Folclore brasileiro é rico em lendas e personagens. Transmitidas há várias gerações, essas histórias fascinam adultos e crianças. São elas: Curupira, Caipora, Iara, Saci-Pererê, Negrinho do Pastoreio, Bicho-Papão, Lobisomem, etc.
Brasil supera metas e encerra o Pan do Rio com resultado histórico
O resultado deixou o país na terceira colocação do quadro geral de medalhas, à frente do Canadá (39 de ouro, 43 de prata e 55 de bronze, total de 137 medalhas). Embora tenha travado uma luta direta com Cuba (59 de ouro, 45 de prata e 41 de bronze, total de 135 medalhas) nas medalhas de ouro, o Brasil terminou os Jogos com o segundo maior numero de medalhas no total (161), atrás apenas dos Estados Unidos (97 de ouro, 88 de prata e 52 de bronze, com total de 237 medalhas).
quinta-feira, 12 de julho de 2007
ALUNO DESTAQUE
1ºB (regular) – CALEB REGINALDO G. FONSECA
T1A – MARIA SENHORA DE JESUS NETA
T2A – PAULA VITA V. AZEVEDO
T3A – ANTONIO CARLOS DE SOUZA ELIAS
T4A – MARIA DAS GRAÇAS PEREIRA DA SILVA
1TA – MARLENE DE SOUZA MESSIAS
2TA – BENEDITA OLIMPIA PASSOS E MARIA GLÓRIA C. CARDOZO
2TB – MARIA SIMONE DA S. CRUZ
3TA – DIRCE APARECIDA FRANCISCO
3TB – ROSIMEIRE APARECIDA B. CARDOSO
terça-feira, 26 de junho de 2007
Jogos Pan-Americanos Rio 2007
Para ficar bem informado sobre o evento visite o site oficial:
http://www.brasilnopan.com.br/
MELHORIAS NA QUADRA DE AREIA
Agradecemos também o empenho e dedicação do voluntário Albano S. Shimamura do Programa Escola da Família e integrante da equipe do Game Superação que mediou a doação com a mineradora.
Agora, com esta nova quadra poderemos oferecer aos alunos e participantes novas atividades esportivas.
sexta-feira, 22 de junho de 2007
FESTAS JUNINAS
sábado, 16 de junho de 2007
COMUNICADO
sexta-feira, 1 de junho de 2007
FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA
O ser humano é parte integrante da natureza.
Acreditamos...
Que a humanidade só garantirá a qualidade de vida quando souber conviver em harmonia com o ambiente em que vive.
Que a responsabilidade da preservação é de toda a sociedade, com ações praticadas no seu dia-a-dia.
Que a sensibilização de um indivíduo é a base da mobilização coletiva.
Que a nossa luta é hoje, agora e deve ser renovada a todo momento.
Não podemos deixar para agir amanhã.
Que a sustentabilidade da vida no planeta depende de uma economia que tenha o sócioambiental como premissa.
Nosso compromisso:
É urgente convocar nossa comunidade para o exercício de uma cidadania ambiental, responsável e comprometida com o futuro do nosso território, o bioma Mata Atlântica, patrimônio da humanidade.
Esse é um compromisso de todos nós como reconhecimento do nosso vínculo, solidariedade, respeito e integração com a natureza.
A contribuição da SOS Mata Atlântica é alertar, informar, educar, mobilizar e capacitar para o exercício da cidadania, catalisando as melhores práticas, os conhecimentos e as alianças.
Para saber mais, visite:
http://www.sosma.org.br
terça-feira, 29 de maio de 2007
Informação e diversão!
Uma oportunidade de intercâmbio, diversão e aprendizagem! Esse site é o canal!!!
http://www.canalkids.com.br/portal/index.php
Curiosidades...
"De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo." O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe* ler sem problema.
E não é que a salada de letras faz sentido? Isso acontece porque a gente não lê letra por letra, mas a palavra inteira de uma vez. O nosso cérebro é muito esperto, e consegue corrigir rapidinho o que está errado na palavra, antes que a gente perceba.
O trechinho bagunçado está circulando pela internet. E faz sentido: nosso cérebro tem uns tais de pontos nodais, que prestam atenção só na primeira e na última letra. Eles dão uma olhadinha no resto e tentam adivinhar, pensando nas palavras que você já conhece. Se a primeira e a última letra estiverem no lugar certinho, o cérebro aperta um botãozinho de "autoarrumar" e pronto!
quarta-feira, 23 de maio de 2007
HONRA AO MÉRITO
1ºB (Regular) Aline Maria Bibiano
T1A - Fabiana B. Martins de Oliveira
T2A - Ana Paula Galdino Silva
T3A - Rosângela Aparecida de Oliveira Gonçalves
T4A - Gilvânia Souza Santos
1TA - Elenice Aparecida Carapeticow
1TA - Ionice Aparecida Figueiredo Peratello
1TB - Fernanda Bezerra da Silva Gonçalves
2TA - Rodrigo Aparecido da Silva
2TB - Valdemir de Jesus Domingues
3TA - Raquel Ferreira da Silva Daddio
3TB - Mirceu Bárbara
Para ver as fotos da premiação entre no fotolog: http://altimiranamira.gigafoto.com.br ou http://www.gigafoto.com.br/altimiranamira
quarta-feira, 9 de maio de 2007
Um pouco de inglês...
Put them all together,
Robô virtual ensina a economizar
ALTIMIRA DANCE
HOMENAGEM ÀS MÃES
Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus:
- Soube que estarei em breve sendo enviada à Terra. Como eu vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso? E Deus lhe disse:
- Entre muitos anjos eu escolhi um especial para você. Ele estará lhe esperando e tomará conta de você. E a criança perguntou:
- Aqui no céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá? Deus respondeu:
- Seu anjo cantará e sorrirá para você... A cada dia a cada instante você sentirá o amor dele e será feliz.
- Como poderei entender quando falarem comigo se eu não conheço a língua que as pessoas falam? E Deus afirmou:
- Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar.
- E o que farei quando quiser Te falar?
- Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar. E a criança ainda perguntou a Deus:
- Eu ouvi dizer que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?
- Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida.
- Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais, disse a criança.
- Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim e lhe ensinará a maneira de vir a Mim. Eu estarei sempre dentro de você.
Nesse momento havia muita paz no céu, mas as vozes da Terra já podiam ser ouvidas pela criança. Ela apressada suplicou a Deus:
- Está chegando a hora de eu ir. Agora diga, por favor, o nome do meu anjo. E Deus respondeu:
- Você chamará seu anjo de MÃE!